Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 9.a - Tom (de Tom & Jerry)

Tom e Jerry
Este é um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos e também um dos mais antigos. Há mais de 50 anos que Tom persegue o perspicaz ratinho Jerry que, quase sempre, acaba por levar a melhor no final da história.
Tom & Jerry é um desenho animado criado nos anos 40, tendo sido dirigido por grandes nomes da animação, como William Hanna e Joseph Barbera, onde o gato (Tom) persegue o rato (Jerry). A dupla começou com uma curta-metragem da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que saiu nos cinemas em Fevereiro de 1940. Nesta curta-metragem Tom chamava-se Jasper e Jerry ainda não tinha um nome. Somente depois os produtores baptizaram os personagens de "Tom e Jerry". Desde então, o desenho tem acompanhado várias gerações e recebeu vários prémios.
Após algum tempo o desenho passou para as mãos de Gene Deitch e Chuck Jones.
Enredo
O centro da trama baseia-se geralmente nas tentativas frustradas de Tom em capturar Jerry, e o caos e destruição que resultam dessas tentativas. Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa da sua própria estupidez.
As perseguições são electrizantes e vêm sempre acompanhadas por uma banda sonora adequada. Também são utilizadas diversas armadilhas e truques que não costumam dar resultado satisfatório (tais como bombas e ratoeiras, coisas fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato). Alguns personagens também marcam presença no enredo como o buldogue Spike e o rival de Tom, o gato Butch.
Personagens
Tom é um gato doméstico azul e cinza, dependendo do filme (a cor da pele de Tom é semelhante à da raça azul dos gatos Russian). Jerry é um pequeno rato castanho que vive sempre nas proximidades de Tom. O gato é muito rápido, moderado, enquanto Jerry é independente e oportunista.
Apesar de ser muito energético e determinado, Tom carece de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry, geralmente, sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor. Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que é demonstrado em igual proporção, na intenção de atormentarem a vida um ao outro.
Entretanto, dependendo do episódio, sempre que um dos personagens parece estar em uma situação de perigo ameaçado por mais um inimigo, o outro fará o possível para tirá-lo dessa situação.
Tom e Jerry às vezes falam (com pouca frequência). O co-realizador William Hanna forneceu a maioria dos efeitos vocais para a dupla, incluindo o famoso grito de dor do Tom (criado e gravado a partir do grito de Hanna, eliminaram o começo e final da gravação e deixaram somente a parte mais forte do grito no efeito sonoro).
História
A dupla formada por William Hanna e Joseph Barbera, que em 1957 criaram a Hanna- Barbera, dirigiram episódios de Tom & Jerry de 1940 a 1958, quando o departamento de animação da MGM foi fechado. Entre 1960 e 1962, foram produzidos mais 13 desenhos pela Rembrant Films, da Checoslováquia, sob a direcção de Gene Deitch.
Entre 1963 e 1967, o mestre da animação Chuck Jones fez 34 episódios na Sib-Tower 12 Productions. Em 1975, o desenho voltou às mãos de da dupla Hanna-Barbera em 48 capítulos, no desenho The Tom and Jerry Show. Entre 1980-1982 foi produzido The Tom and Jerry Comedy Show, com as participações do cão Droopy e do urso Barney. Em 1990, Tom & Jerry Kids é lançado - nela o gato e o rato aparecem ainda filhotes.
Entretanto foram produzidos diversos filmes, para cinema e TV, desde 1990 até hoje, tais como Tom & Jerry - O Filme (1993), Tom & Jerry e o Anel Mágico, Tom and Jerry Tales, entre outros e existem ainda muitos videojogos para todos os tipos de consolas e computadores.
Polémicas com Tom e Jerry
Em 2006 foi exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limusina. O episódio recebeu uma forte crítica do governo de Inglaterra que achou inaceitável a exibição daquela cena num cartoon que é geralmente visto pelas crianças.
 
Curtas-metragens vencedoras do Óscar de melhor curta de animação
1940: Puss Gets the Boot
1941: The Night Before Christmas (Tom & Jerry)
1943: The Yankee Doodle Mouse
1944: Mouse Trouble
1945: Quiet Please!
1946: The Cat Concerto
(ver video abaixo)
1947: Dr. Jekyll and Mr. Mouse
1948: The Little Orphan
1949: Hatch Up Your Troubles
1951: Jerry's Cousin
1952: The Two Mouseketeers
1953: Johann Mouse
1954: Touché, Pussy Cat!
 
Curtas-metragens vencedoras do Annie Award de melhor animação
1946: Springtime for Thomas
1955: That's My Mommy
1956: Muscle Beach Tom
2005: The Karate Guard
Links
Tom & Jerry Online (em inglês): http://www.tomandjerryonline.com/
Informação sobre Tom & Jerry: http://www.anos80.com.br/desenhos/tom_jerry.html
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.