Gatos famosos 13 - Catwoman (de Batman)
Catwoman
Catwoman (Mulher-Gato, no Brasil), alter ego de Selina Kyle, é uma personagem de BD que foi criada em 1940 por Bill Finger e Bob Kane, e teve a sua primeira aparição logo na edição número 1 de Batman.
Biografia
Nome verdadeiro: Selina Kyle
Ocupação: Criminosa profissional
Base de operações: Gotham City
Estado civil: Solteira
Altura: 1,68m
Olhos: Verdes
Peso: 57 kg
Cabelos: Pretos
História
Órfã desde criança, Selina Kyle passou algum tempo num orfanato feminino, até fugir. Ela acaba tendo um romance com o personagem de Batman e, em ocasiões especiais, ajuda-o a defender Gotham City. Actualmente, ela ainda é considerada uma grande vilã e continua a aparecer nas BDs do Batman (Homem-Morcego).
Adaptações para televisão e cinema
Na série de televisão de 1968 ela foi interpretada por várias actrizes, como Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt, no filme Batman Returns por Michelle Pfeiffer. Nas série animadas Batman: The Animated Series a voz da mulher gato foi feita por Adrienne Barbeau, e em The Batman por Gina Gershon.
Michelle Pfeiffer
No filme Catwoman, de 2004, a nova mulher gato (Patience Phillips) foi interpretada por Halle Berry. Em Batman 3, Shadow of the Bat, ela poderá aparecer, talvez apenas no final.
Ficha técnica do filme:
EUA, 2004, cor, 104 m.
Realização: Pitof
Elenco: Halle Berry, Benjamin Bratt, Sharon Stone, Lambert Wilson
Guião: Theresa Rebeck, John D. Brancato, Michael Ferris, John Rogers, Bob Kane (personagens)
Género: acção
Idioma: inglês
Catwoman (Mulher-Gato no Brasil) é uma adaptação da personagem de banda desenhada homónima, com Halle Berry no papel principal. O desconhecido realizador francês Pitof assume a realização.
Patience Phillips (Halle Berry) é uma tímida artista plástica que trabalha numa empresa de cosméticos. Quando Patience acidentalmente descobre um segredo da empresa em que trabalha, vê-se envolvida numa conspiração corporativa que não imaginara até então.
O que acontece a seguir é a transformação de Patience para sempre, fazendo com que ela ganhe a força, agilidade, velocidade e sensibilidade de um gato. Com os seus novos poderes e a recém-ganha intuição felina, Patience torna-se a Catwoman.
Curiosidade
O filme foi considerado tão fraco, mas tão fraco que, além de ter levado 7 nomeações para o Framboesa de Ouro (ganhando 4), acabou com a imagem de Halle Berry (que tinha feito uma actuação majestosa nos filmes X-Men) e foi ainda comparado com os dois filmes do Batman dirigidos por Joel Schumacher.
Mostrando um grande fairplay e auto-paródia, Halle Berry (vencedora de um Óscar) foi buscar o seu Framboesa de Ouro levando sua estatueta.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.